Alergia e imunologia

Adulto e Infantil
Testes de Alergia

(11) 3661 - 4992


Teste de Alergia - Testes alérgicos

Teste cutâneo (prick test)

A Dra Sylvia fazendo um Teste cutâneo (Teste de Alergia).É um método diagnóstico seguro e indolor. Deve ser realizado pelo médico especialista que após história clínica e exame físico, determinará quais substâncias podem ter importância no quadro clínico e, portanto, deverão ser avaliadas. O desconforto pode ocorrer pelo prurido (coceira) localizado à área do teste, no caso da reação positiva.

Na maioria das vezes é realizado no antebraço após higiene local com algodão e álcool. O resultado é obtido em 15 a 20 minutos e a reação positiva consiste na formação de uma pápula vermelha, semelhante à uma picada de mosquito. Esta reação indica presença de IgE específica ao alimento testado. Algumas vezes torna-se necessário realizar o teste com o próprio alimento in natura.

Em algumas situações, o teste cutâneo deve ser substituído pela dosagem de IgE específica no sangue. São elas: necessidade de uso diário de anti-histamínicos (antialérgicos), não disponibilidade de material para teste, presença de eczema severo ou história sugestiva de reação intensa (reação anafilática) a determinado alimento. Muitas vezes o alergista realiza as duas formas de avaliação para ter maior segurança no diagnóstico.

Temos 4 baterias disponíveis:

  • Inalantes
  • Alimentos
  • Insetos
  • Látex

Teste de contato (patch test)

Os testes são fitas adesivas contendo pequenas câmaras onde serão colocadas as substâncias a serem testadas. Cada fita tem dez câmaras e ,geralmente, são colocadas três fitas, testando-se, então, trinta substâncias. Os testes são colados sobre a pele do dorso do paciente e aí permanecem por 48 horas. Após este período o paciente retorna ao consultório e as fitas são retiradas. Às vezes, é necessária uma segunda leitura, geralmente realizada 24 horas após primeira.Observa-se a ocorrência de alguma reação alérgica nos locais onde foram colocadas as substâncias testadas. Conforme o grau da reação a cada substância o teste é interpretado como negativo, duvidoso, positivo (fraco, médio ou forte).

### Cuidados Antes do Teste de Alergia

As drogas abaixo relacionadas interferem com o teste e devem ser suspensas pelo período indicado. No caso de impossibilidade da pessoa ficar sem o uso desses medicamentos o teste não deverá ser feito pois dará falso negativo:

  • Antialérgicos – 7 dias
    (Inclusive antialérgicos em associação com outras drogas, como no caso de antigripais e antialérgicos tópicos, como Livostin, Rino-Azetin ou Rino-Lastin).
  • Cimetidina e Ranitidina – 2 dias
    São remédios usados para tratamento de gastrite e outros problemas de estômago.
  • Corticóides sistêmicos (Decadron, Celestone, Meticorten, Calcort)
    quando o paciente os está utilizando há mais de 10 dias esperar 30 dias após a suspensão. Se o uso for menor do que 7 dias, não há necessidade de se aguardar esse tempo.

Algumas drogas usadas em psiquiatria:

  • Imipramina
    um tipo de antidepressivo tricíclico (Anafranil, Tofranil).
  • Fenotiazina
    um antipsicótico
  • Clorpromazina (Amplictil) – 10 dias.

Drogas antiasmáticas

  • Broncodilatadores de longa duração (salmeterol e formoterol) – 2 dias.

obs = Não é necessário nem desejável que o(a) paciente esteja em jejum.